terça-feira, 9 de abril de 2013



Vitória, e do Jari



  
Chegar ao sul do Estado do Amapá inclui colocar no roteiro muitas aventuras. A estrada de acesso ao Município de Vitória do Jari é basicamente a mesma que segue à esquerda do km 21 da BR-156, rumo ao Laranjal do Jari (município próximo), e grande parte dela não é asfaltada. Chegando ao Laranjal é preciso pegar uma pequena embarcação, ou balsa; atravessando o rio Jari até o município de Monte Dourado, na Pará. De lá, basta seguir até a localidade de Munguba, também no Pará, e finalmente, tornar a travessia do rio chegando à Vitória do Jari. Somente esta jornada já vale muito a pena.

   
O município de Vitória do Jari exemplifica bem a realidade de uma, das muitas cidades da Amazônia brasileira, que nasceram a partir do desenvolvimento dos “Grandes Projetos” na Amazônia. Existe um contraste notável quando se relaciona a realidade da cidade de Monte Dourado e da vila de Munguba, ambas no lado paraense, com a de Vitória. Elas foram construídas para os funcionários das fábricas, e hoje, remetem a verdadeiras cidades fantasmas que lembram cenários de filmes de terror ou suspense. Para os mais afeiçoados com as questões sociais e ambientais; a viagem ao extremo sul do Amapá representa uma aula de geografia, política e cidadania bem prática. Durante o caminho não é difícil se questionar sobre a realidade de tantas terras destinadas ao cultivo do Eucalipto, e a razão pela qual tantas pessoas moram sobre o rio.

   Mesmo dentro de um contexto complexo, a população desdobra-se no intuito de fazer circular a economia. A renda das famílias gira basicamente em torno das fábricas de celulose instaladas do outro lado do rio. A CADAM e a Jari Celulose deixam mais evidentes as diferenças sociais perceptíveis no lugar. O rio separa duas realidades sociais: de um lado, as fábricas, que chamam a atenção pelas estruturas; e do outro, as palafitas, que expressam as condições de vida de grande parte da população.

   Prestes a completar 19 anos de criação oficial, o município de Vitória do Jari apresenta cenários interessantes. São muitos os sinais que mostram a grandiosidade da natureza mesmo com os problemas sociais, e a presença dos parques industriais. O passeio pela cidade garante o encontro com realidades distintas e imagens inesquecíveis.






Nenhum comentário:

Postar um comentário