quarta-feira, 27 de março de 2013

Começando o Giro pelo Amapá


No topo do Brasil, às margens do Rio Amazonas, sob o sol escaldante que marca a linha do Equador existe um lugar, um povo. Terra marcada pelos passos do som das caixas do marabaixo. Herança da cultura negra que se instalou por essas bandas, como o Forte com nome de santo, que desde longa data protege quem aqui chega. Com mais de dois séculos de história, constrói a cada dia sombras que protegem o seu povo, como os galhos da árvore que dá nome ao seu território: Amapá.


O Amapá se confunde em muitos aspectos com as outras cidades do norte do Brasil. Até pouco tempo pertencia ao Pará. Passou a Território Federal em 1943, e finalmente foi elevada categoria de Estado da Federação Brasileira no ano de 1988. Guarda para quem aqui chega inúmeras alternativas que ajudam a reconhecer as riquezas daqui.

Apesar de tantos atrativos, faltam políticas públicas que atentem para o desenvolvimento do turismo. Por conta disso, as maravilhas amapaenses são ofuscadas ao resto do Brasil e do mundo. Quem aqui chega não se arrepende. Mas com certeza gostaria de encontrar condições favoráveis a sua curiosidade.

O GIRO AMAPÁ nasce como uma proposta de apresentar um pouco da vasta cultura material e imaterial daqui. Aquilo que o Amapá tem de melhor poderá ser encontrado neste blog. Conheça o norte do Brasil. Comece pelo Amapá.
  










Nenhum comentário:

Postar um comentário